Apreciação de Riscos e Laudo NR12

Tire
suas
dúvidas

O que é o Apreciação de Riscos conforme NR12?
Quais são os itens avaliados na Apreciação de Riscos conforme NR12?
O que é a Análise Preliminar de Riscos?
Exigências da Apreciação de Riscos conforme NR12
Quando deve ser feita a Apreciação de Riscos conforme NR12?
Quem pode assinar/emitir a Apreciação de Riscos conforme NR12?
Qual o preço / valor da Apreciação de Riscos conforme NR12?
SOLICITE UM ORÇAMENTO



O que é o Apreciação de Riscos conforme NR12?

Apreciação de Riscos conforme NR12 é um documento técnico realizado por profissionais legalmente habilitados, o Engenheiro Eletricista para sistemas elétricos e o Engenheiro Mecânico para proteções mecânicas e sistemas pneumáticos.

Segundo a nova revisão da NR12 e a ABNT NBR 12100,  apreciação de riscos é o processo completo que compreende a analise de risco e a avaliação de risco.

Toda apreciação de riscos e laudo de NR12 emitido pela Soluind contém os registros das inspeções nas máquinas do cliente, classificação da categoria de segurança da máquina, análise preliminar de risco e quantificação do risco conforme HRN (Hazard Rating Number).

É parte integrante também do laudo de NR12 em maquinas e equipamentos o relatório fotográfico, relação de não conformidades(se aplicável) e sugestões para adequação conforme as diversas normas ABNT e ART(CREA).

Quais são os itens avaliados em uma Apreciação de Riscos e Laudo de NR12?

 

O que é a Análise Preliminar de Riscos (APR) ?

A Analise Preliminar do Risco ou simplesmente APR é a identificação classificação dos riscos existentes nas máquinas, segundo uma norma.

A Soluind utiliza para quantificar os riscos a norma ABNT NBR 12100 que utilizam alguns critérios como:

Exigências do Laudo de NR12 e Apreciação de Riscos

Apreciação de Riscos e o Laudo de NR12 é um documento legal e que apresenta a condição de segurança da máquina e equipamento.

Conforme item 12.1.9 da NR12 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) , todas as máquinas devem garantir saúde e segurança do trabalhador.

O laudo de NR12 normalmente é exigido em uma fiscalização do Ministério do Trabalho e em auditorias de certificadoras.

Quando deve ser feito a Apreciação de Riscos e o Laudo de NR12 ?

Recomenda-se que seja feito a Apreciação de Riscos e o Laudo de NR12 na fabricação da máquina (nova), para conhecer os riscos nas máquinas já existentes e maquinas já instaladas.

Quem pode assinar/emitir a Apreciação de Riscos e o Laudo de NR12?

A Apreciação de Riscos e o Laudo de NR12 somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista para sistemas elétricos e de segurança e o Engenheiro Mecânico para condições mecânicas da máquina e sistemas pneumáticos.

Qual o preço / valor do Laudo de NR12?

O preço poderá variar de acordo com a quantidade de maquinas, complexidade e localização das instalações. Solicite um orçamento agora!

 



Artigo escrito pelo Engº Eder Ricardo de Sousa Freitas, Engenheiro Eletricista com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui vasta experiência na área de engenharia e departamento comercial, com mais de 10 de anos de serviços prestados e com centenas de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) emitidas.




Solicite um orçamento com a Soluind agora mesmo.




Você também pode se interessar por...


 

Inventário NR12 para Máquinas e Equipamentos


 

Laudo Elétrico NR10


 

Especialista em Inspeção e Laudo NR13


 

Clientes Soluind



Assuntos Relacionados:

laudo de segurança em máquinas e equipamentos, segurança de máquinas, segurança de equipamentos, norma regulamentadora nr-12, apreciação de riscos, laudo NR12, Analise Preliminar de Riscos, Empresa NR12, Nova NR12





Links Úteis:

ABRAMAN Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos  ABM Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração  ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas  ABENDI Associação Brasileira de Ensaio Não Destrutivos e Inspeção  IBP Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis  ANP Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis  Ministério do Trabalho e Emprego – MTE  CREA SP Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia