Laudo Elétrico das Instalações Conforme NR10 é com a Soluind

tire
suas
dúvidas

O que é o Laudo Elétrico e Diagnóstico da NR10?
Exigências do Laudo de NR10, Laudo Elétrico.
Quando deve ser feito e qual a validade do Laudo de NR10?
Quem pode assinar/emitir o Laudo NR10 (Laudo Elétrico)?
Qual o preço/valor de um Laudo de NR10?
SOLICITE UM ORÇAMENTO



O que é o Laudo Elétrico e Diagnóstico da NR10?

O Laudo Elétrico, ou Laudo das Inspeções do Sistema Elétrico conforme NR10, é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista), contendo o registro das inspeções nas instalações elétricas do cliente (cabines primárias, subestações, painéis e instalações prediais), relatório fotográfico e relação de não conformidades e sugestões para adequação, conforme as normas ABNT NBR 5410, 5419 e NR10.

Além da ART(CREA) é parte integrante das inspeções e laudo elétrico o diagnóstico do cumprimento dos itens obrigatórios no PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) da NR10, conforme os itens da NR10 10.2.4 e 10.2.5, são eles:

a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;

b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;

c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;

d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;

e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;

f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; e

g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.

Exigências do Laudo Elétrico NR10

O Laudo Elétrico das instalações conforme NR10 é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4 alínea “g” da NR10 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB, por seguradoras na obtenção de apólices e sinistros e principalmente em fiscalizações do Ministério do Trabalho e perícias trabalhistas.

Quando deve ser feito o Laudo de NR10 ?

Recomenda-se que seja feito anualmente e/ou em mudanças do sistema elétrico da empresa, como por exemplo reformas ou ampliações.

Quem pode assinar/emitir o laudo de elétrico da NR10?

O laudo elétrico de NR10 somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.

Qual o preço / valor do Laudo Elétrico de NR10?

O preço poderá variar de acordo com a quantidade de cabines primárias, painéis /quadros elétricos, tamanho das edificações, localização e quantidade de eletricistas. Solicite um orçamento agora!

 

 




Artigo escrito pelo Engº Eder Ricardo de Sousa Freitas, Engenheiro Eletricista com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui vasta experiência na área de engenharia e departamento comercial, com mais de 10 de anos de serviços prestados e com centenas de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) emitidas.




Solicite um orçamento com a Soluind agora mesmo.




Você também pode se interessar por...


 

Especialista em Laudo Técnico de SPDA (Para-Raios)


 

Prontuário das Instalações Elétricas – PIE – conforme NR10


 

Laudo NR12 para
Máquinas e Equipamentos


 

Clientes Soluind



Assuntos Relacionados:

ADEQUAÇÃO ELETRICA, ADEQUAÇÃO NR10, ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, ANALISE DE NR10, CONSULTORIA EM SEGURAN«A DO TRABALHO, CURSO DE NR10, DIAGNOSTICO NR10, EMPRESA DE LAUDO ELETRICO, EMPRESA DE LAUDO NR10, EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM PARA-RAIOS, LAUDO TÉCNICO ELÉTRICO, LAUDO DE NR10, LAUDO ELÉTRICO, LAUDOELÉTRICO EM SÃO PAULO, LAUDOELÉTRICO EM GUARULHOS, LAUDOELÉTRICO EM CAMPINAS, LAUDOELÉTRICO EM INDUSTRIAS, LAUDO DE RENOVAÇÃO AVCB, LAUDO TÉCNICO RENOVAÇÃO AVCB, NR10, NR10 SENAI, PIE, PIE – NR10, PRONTUÁRIO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, PROJETO DE NR10, QUANTO CUSTA UM LAUDO NR10, RENOVAÇÃO DE AVCB, VISTORIA DE NR10





Links Úteis:

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas  Ministério do Trabalho e Emprego – MTE  CREA SP Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia