Americana: +55 19 3199.0681 | contato.am@soluind.com.br

São Paulo: +55 11 3090.0806 | contato.sp@soluind.com.br

O que é o Laudo de SPDA (para-raios) ?

O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA (Para-Raios), é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).

Nas inspeções é também avaliado as MPS(Medidas de Proteção contra Surtos), como por exemplo os DPS(Dispositivo de Proteção Anti Surto) da empresa.

Fazem parte integrante deste laudo: a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.

A Soluind conta com drones profissionais de alta resolução para uma melhor experiência nas inspeções aéreas a serem realizadas.

Qual o objetivo de um Laudo de SPDA (para-raios) ?

O objetivo do laudo de SPDA é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas  e a NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE no item 10.2.4 alignea “b”.

Quais órgãos exigem o Laudo de SPDA (para-raios) ?

O Laudo de SPDA (Para-Raios) é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4.b da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB e por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.

Quando deve ser feito e qual a validade do laudo de SPDA ?

As medições para emissão do Laudo Técnico de SPDA (para-raios) tem validade de 1 a 3 anos, variando conforme a região que a edificação se localiza (litorânea e comum) e se possui área classificada ou não.

Além da medição, a norma ABNT NBR 5419/2015 exige que semestralmente seja realizado a inspeção visual no SPDA, atestando assim a integridade do sistema.

Qual profissional deve emitir o Laudo SPDA (para-raios) ?

Conforme preconiza o item 10.2.7 da NR10, todo documento pertencente ao PIE(Prontuário das Instalações Elétricas) NR10 devem ser emitido somente por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.

Qual o preço / valor do Laudo SPDA (para-raios) ?

O valor poderá variar conforme a quantidade de edificações da empresa, numero de pontos à serem medidos e localização.

Artigo escrito pelo Engº Eder Ricardo de Sousa Freitas, Engenheiro Eletricista com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui vasta experiência na área de engenharia e departamento comercial, com mais de 10 de anos de serviços prestados e com centenas de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) emitidas.

Você também pode se interessar por...

Unidade Interior - Americana
+55 19 3199.0681
contato.am@soluind.com.br

Unidade Capital - São Paulo
+55 11 3090.0806
contato.sp@soluind.com.br

© SOLUIND - Todos os direitos reservados | gerenciado pela pratza