Laudo NR12 para Máquinas e Equipamentos

tire
suas
dúvidas

O que é o Laudo de NR12?
Quais são os itens avaliados em Laudo de NR12?
O que é a análise preliminar de riscos?
Exigências do Laudo NR12
Quando deve ser feito o Laudo de NR12?
Quem pode assinar/emitir o laudo de NR12?
Qual o preço / valor do Laudo de NR12?
SOLICITE UM ORÇAMENTO



O que é o Laudo de NR12?

O Laudo de NR12 é um documento técnico realizado por profissionais legalmente habilitados, o Engenheiro Eletricista para sistemas elétricos e o Engenheiro Mecânico para proteções mecânicas.

Todo laudo de NR12 emitido pela Soluind contém os registros das inspeções nas máquinas do cliente, classificação da categoria de segurança da máquina, análise preliminar de risco e quantificação do risco conforme HRN (Hazard Rating Number).

É parte integrante também do laudo de NR12 em maquinas e equipamentos o relatório fotográfico, relação de não conformidades(se aplicável) e sugestões para adequação conforme as diversas normas ABNT e ART(CREA).

Quais são os itens avaliados em um Laudo de NR12?

 

O que é a Análise Preliminar de Riscos (APR) ?

A Analise Preliminar do Risco ou simplesmente APR é a identificação classificação dos riscos existentes nas máquinas, segundo uma norma.

A Soluind utiliza para quantificar os riscos a norma ABNT NBR 12100 que utilizam alguns critérios como:

Exigências do Laudo de NR12 e Análise Preliminar de Riscos

O Laudo de NR12 é um documento legal e que apresenta a condição de segurança da máquina e equipamento.

Conforme item 2.1 da NR12 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) , todas as máquinas devem garantir saúde e segurança do trabalhador.

O laudo de NR12 normalmente é exigido em uma fiscalização do Ministério do Trabalho e em auditorias de certificadoras.

Quando deve ser feito o Laudo de NR12 ?

Recomenda-se que seja feito o laudo de NR12 na fabricação da máquina (nova), para conhecer os riscos nas máquinas já existentes e sempre que houver alteração das suas características construtivas e de segurança.

Quem pode assinar/emitir o laudo de NR12?

O laudo de NR12 somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista para sistemas elétricos e de segurança e o Engenheiro Mecânico para condições mecânicas da máquina.

Qual o preço / valor do Laudo de NR12?

O preço poderá variar de acordo com a quantidade de maquinas, complexidade e localização das instalações. Solicite um orçamento agora!

 



Artigo escrito pelo Engº Eder Ricardo de Sousa Freitas, Engenheiro Eletricista com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui vasta experiência na área de engenharia e departamento comercial, com mais de 10 de anos de serviços prestados e com centenas de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) emitidas.




Solicite um orçamento com a Soluind agora mesmo.




Você também pode se interessar por...


 

Inventário NR12 para Máquinas e Equipamentos


 

Laudo Elétrico NR10


 

Especialista em Inspeção e Laudo NR13


 

Clientes Soluind



Assuntos Relacionados:

laudo de segurança em máquinas e equipamentos, segurança de máquinas, segurança de equipamentos, norma regulamentadora nr-12





Links Úteis:

ABRAMAN Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos  ABM Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração  ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas  ABENDI Associação Brasileira de Ensaio Não Destrutivos e Inspeção  IBP Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis  ANP Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis  Ministério do Trabalho e Emprego – MTE  CREA SP Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia