Estudo de ATPV para NR10

tire
suas
dúvidas

O que é o Estudo de ATPV?
Exigências do Estudo de ATPV – Energia Incidente.
Quando deve ser feito o Estudo de ATPV?
Quem pode assinar/emitir o Estudo de ATPV?
Qual o preço / valor do Estudo de ATPV – Energia Incidente?
SOLICITE UM ORÇAMENTO



O que é o Estudo de ATPV?

O estudo de ATPV (Arch Thermal Performance Value), ou cálculo de energia incidente, é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista), contendo o cálculo para o dimensionamento correto das vestimentas dos profissionais de elétrica.

Neste cálculo é verificado qual a inflamabilidade, ou seja, a caloria proporcional a uma determinada área e consequentemente dimensionada a vestimenta para suportar.

O estudo de ATPV é um documento que compõe o PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) e é sempre avaliado no Laudo de NR10.

Além da ART (CREA) é parte integrante do estudo de ATPV que a Soluind oferta: o memorial de cálculo, a categorização do ATPV, relatório fotográfico e uma relação de fornecedores do material.

Exigências do Estudo de ATPV – Energia Incidente

A NR10 (MTE)  estabelece no item 10.2.9.2 que os EPI (Equipamentos de Proteção Individual)  devem contemplar a inflamabilidade ou seja, os EPI devem ter um mínimo de capacidade de diante da ocorrência de arcos elétricos e outras formas de calor. A essa capacidade, dá-se o nome de ATPV (Arch Thermal Performance Value).

Quando deve ser feito o Estudo de ATPV?

Recomenda-se que seja feito antes de contratar um profissional de elétrica e revisado sempre que houver mudanças do sistema elétrico da empresa, como por exemplo reformas, ampliações ou quando a concessionaria mudar o alimentador.

Quem pode assinar/emitir o Estudo de ATPV?

O Estudo de ATPV – Energia Incidente, somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.

Qual o preço / valor do Estudo de ATPV – Energia Incidente?

O preço poderá variar de acordo com a quantidade de cabines primárias, transformadores, nível de tensão de alimentação, tamanho das edificações e localização. Solicite um orçamento agora!

 

 

 

 

 

 



Artigo escrito pelo Engº Eder Ricardo de Sousa Freitas, Engenheiro Eletricista com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui vasta experiência na área de engenharia e departamento comercial, com mais de 10 de anos de serviços prestados e com centenas de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) emitidas.




Solicite um orçamento com a Soluind agora mesmo.




Você também pode se interessar por...


 

Prontuário das Instalações Elétricas – PIE – conforme NR10


 

Especialista em Laudo Técnico de SPDA (Para-Raios)


 

Clientes Soluind


 

Laudo Elétrico NR10



Assuntos Relacionados:

ADEQUAÇÃO ELETRICA, ADEQUAÇÃO NR10, ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, ANALISE DE NR10, CONSULTORIA EM SEGURAN«A DO TRABALHO, CURSO DE NR10, DIAGNOSTICO NR10, EMPRESA DE LAUDO ELETRICO, EMPRESA DE LAUDO NR10, EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM PARA-RAIOS, LAUDO TÉCNICO ELÉTRICO, LAUDO DE NR10, LAUDO ELÉTRICO, LAUDOELÉTRICO EM SÃO PAULO, LAUDOELÉTRICO EM GUARULHOS, LAUDOELÉTRICO EM CAMPINAS, LAUDOELÉTRICO EM INDUSTRIAS, LAUDO DE RENOVAÇÃO AVCB, LAUDO TÉCNICO RENOVAÇÃO AVCB, NR10, NR10 SENAI, PIE, PIE – NR10, PRONTUÁRIO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, PROJETO DE NR10, QUANTO CUSTA UM LAUDO NR10, RENOVAÇÃO DE AVCB, VISTORIA DE NR10





Links Úteis:

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas  Ministério do Trabalho e Emprego – MTE  CREA SP Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia