Prontuário das Instalações Elétricas - PIE - conforme NR10 é com a Soluind

tire
suas
dúvidas

O que é o Prontuário das Instalações Elétricas – PIE de NR10?
Quais são os itens / documentos obrigatórios do PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) – NR10?
Exigências do Prontuário(PIE) de NR10
Quando deve ser feito e qual a validade do Prontuário de NR10?
Quem pode assinar / emitir o Prontuário NR10 (PIE)?
Qual o preço / valor de um Prontuário das instalações elétricas – PIE NR10?
SOLICITE UM ORÇAMENTO



O que é o Prontuário das Instalações Elétricas – PIE de NR10?

O PIE, ou Prontuário das Instalações Elétricas conforme NR10 é um conjunto de documentos técnicos desenvolvido e mantido por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) junto com a ART(Anotação de Responsabilidade Técnica), que possui o objetivo de garantir a segurança das empresas e seus trabalhadores ao implementar medidas de controle e sistemas preventivos nas instalações elétricas e serviços com eletricidade.

O PIE deve sempre estar atualizado, em local de fácil acesso e disponível em versão impressa para consultas da equipe de eletricistas e fiscais do Ministério do Trabalho.

Quais são os itens / documentos obrigatórios do PIE(Prontuário das Instalações Elétricas) – NR10

Além da ART(CREA) é parte integrante do cumprimento dos itens obrigatórios no PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) da NR10, conforme os itens da NR10 10.2.4 e 10.2.5, são eles:

a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;

b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;

c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;

d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;

e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;

f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; e

g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”

Outro item importante e que faz parte do PIE NR10 é o item 10.2.3 que menciona:

10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

Exigências do Prontuário(PIE) de NR10

O Prontuário das Instalações Elétricos (PIE) é obrigatório para todas empresas que possui carga igual ou superior à 75 kW, item 10.2.4 e deve ser elaborado e mantido por um profissional habilitado, item 10.2.7.

Conte com a Soluind, sua parceira ideal, possuímos contratos fixos mensais!

Quando deve ser feito e qual a validade do Prontuário de NR10?

Recomenda-se que seja feito anualmente a auditoria / constatação se estão sendo seguidas todas as premissas.

O PIE não possui validade pré determinada, deve ser revisado sempre que houver mudanças no sistema elétrico da empresa.

Quem pode assinar/emitir o Prontuário NR10 (PIE)?

O Prontuário NR10 somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.

Qual o preço/valor de um Prontuário das Instalações Elétricas – PIE NR10?

O preço poderá variar de acordo com a quantidade de cabines primárias, painéis /quadros elétricos, tamanho das edificações, localização e quantidade de eletricistas. Solicite um orçamento agora!

 

 

 

 

 



Artigo escrito pelo Engº Eder Ricardo de Sousa Freitas, Engenheiro Eletricista com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui vasta experiência na área de engenharia e departamento comercial, com mais de 10 de anos de serviços prestados e com centenas de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) emitidas.




Solicite um orçamento com a Soluind agora mesmo.




Você também pode se interessar por...


 

Laudo Elétrico NR10


 

Laudo Técnico de SPDA (Para-Raios)


 

Laudo NR12 para
Máquinas e Equipamentos


 

Clientes Soluind



Assuntos Relacionados:

ADEQUAÇÃO ELETRICA, ADEQUAÇÃO NR10, ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, ANALISE DE NR10, CONSULTORIA EM SEGURAN«A DO TRABALHO, CURSO DE NR10, DIAGNOSTICO NR10, EMPRESA DE LAUDO ELETRICO, EMPRESA DE LAUDO NR10, EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM PARA-RAIOS, LAUDO TÉCNICO ELÉTRICO, LAUDO DE NR10, LAUDO ELÉTRICO, LAUDOELÉTRICO EM SÃO PAULO, LAUDOELÉTRICO EM GUARULHOS, LAUDOELÉTRICO EM CAMPINAS, LAUDOELÉTRICO EM INDUSTRIAS, LAUDO DE RENOVAÇÃO AVCB, LAUDO TÉCNICO RENOVAÇÃO AVCB, NR10, NR10 SENAI, PIE, PIE – NR10, PRONTUÁRIO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, PROJETO DE NR10, QUANTO CUSTA UM LAUDO NR10, RENOVAÇÃO DE AVCB, VISTORIA DE NR10





Links Úteis:

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas  Ministério do Trabalho e Emprego – MTE  CREA SP Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia