Americana: +55 19 3199.0681 | contato.am@soluind.com.br
São Paulo: +55 11 3090.0806 | contato.sp@soluind.com.br
O que é o Laudo de SPDA e Aterramento?
Quais são os órgãos que exigem o Laudo SPDA e Aterramento?
Qual o objetivo de um Laudo de SPDA?
Cargas Eletrostática, como o Aterramento pode auxiliar?
Quando deve ser feito o Laudo de SPDA e Aterramento?
Quem pode emitir e assinar o Laudo SPDA e Aterramento?
Quanto custa um Laudo de SPDA e Aterramento em Santo André SP?
O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA (Para-Raios), é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).
Nas inspeções é também avaliado as MPS(Medidas de Proteção contra Surtos), como por exemplo os DPS(Dispositivo de Proteção Anti Surto) da empresa.
Fazem parte integrante deste laudo: a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.
A Soluind conta com drones profissionais de alta resolução para uma melhor experiência nas inspeções aéreas a serem realizadas.
O Laudo de Aterramento é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).
Fazem parte integrante deste laudo: a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.
O objetivo do Laudo de Aterramento é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5410 e a NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, item 10.2.4 alignea “b”.
O Laudo de SPDA (Para-Raios) é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4.b da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB e por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.
O Laudo de Aterramento é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4.b da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB, Ministério do Trabalho em fiscalizações, auditorias de órgãos certificadores e por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.
Na NR 12 atualizada, publicada em 07/2019 exige que o empregador possua aterramento das partes metálicas de suas máquinas e que este aterramento seja eficiente, comprovado através do Laudo de Aterramento.
O objetivo do laudo de SPDA é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas e a NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE no item 10.2.4 alignea “b”.
Com um aterramento eficiente e seguro, toda carga eletrostática de carcaças (chassi) metálico é descarregado pra terra, garantindo a segurança e integridade de pessoas.
O Laudo de Aterramento se faz necessário pra garantir a eficiência e continuidade elétrica do ponto aterrado ao anel de aterramento.
As medições para emissão do Laudo Técnico de SPDA (para-raios) tem validade de 1 a 3 anos, variando conforme a região que a edificação se localiza (litorânea e comum) e se possui área classificada ou não.
Além da medição, a norma ABNT NBR 5419/2015 exige que semestralmente seja realizado a inspeção visual no SPDA, atestando assim a integridade do sistema.
O Laudo de Aterramento deve ser realizado na construção de novas edificações e nas instalações de máquinas.
Recomenda-se a renovação do Laudo de Aterramento e suas medidas a cada 03(três) anos.
Para o Laudo de SPDA, conforme preconiza o item 10.2.7 da NR10, todo documento pertencente ao PIE(Prontuário das Instalações Elétricas) NR10 devem ser emitido somente por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista.
O Laudo de Aterramento somente poderá ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista, conforme preconiza o item 10.2.7 da NR10, visto que é um item que compõe o Prontuário das Instalações Elétricas (PIE NR10).
O valor do Laudo de SPDA poderá variar conforme a quantidade de edificações da empresa, numero de pontos à serem medidos e localização.
O preço para emissão do Laudo Técnico de Aterramento poderá variar de acordo com a quantidade de pontos, edificações e localização(cidade) que será realizado a inspeção pra emissão do laudo técnico. Solicite um orçamento agora!
Artigo escrito pelo Engº Eder Ricardo de Sousa Freitas, Engenheiro Eletricista com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui vasta experiência na área de engenharia e departamento comercial, com mais de 10 de anos de serviços prestados e com centenas de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) emitidas.
ADEQUAÇÃO DE PARA-RAIOS, ADEQUAÇÃO DE SPDA, ANÁLISE DE SPDA, DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS ATMOSFÉRICOS, DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS ELÉTRICOS, DPS PROTEÇÃO CONTRA SURTOS, EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE PARA-RAIO, EMPRESA DE INSTALAÇÃO DE SPDA, EMPRESA DE PARA-RAIOS, EMPRESA DE PARA-RAIOS EM SP, EMPRESA DE SPDA, EMPRESA ESPECIALIZADA EM SPDA, EMPRESA PARA AVCB, EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM PARA-RAIOS, INSPEÇÃO DE PARA-RAIOS, INSPEÇÃO DE SPDA, INSTALAÇÃO DE PARA-RAIOS, INSTALAÇÃO DE SPDA, INSTALAÇÃO DPS DISPOSITIVO PROTEÇÃO CONTRA SURTOS, INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE PARA-RAIOS, LAUDO DE ATERRAMENTO, LAUDO DE RENOVAÇÃO AVCB, LAUDO SPDA, LAUDO SPDA PREÇO, LAUDO TÉCNICO RENOVAÇÃO AVCB, MANUTENÇÃO PREVENTIVA SPDA, MANUTENÇÃO SPDA, MEDIÇÃO DE SPDA, MEDIÇÃO OHMICA PARA-RAIOS, MEDIÇÃO OHMICA SPDA, PROJETO DE PARA-RAIOS, PROJETO SPDA, PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS, QUANTO CUSTA UM PARA-RAIO, RENOVAÇÃO DE AVCB, RENOVAÇÃO DE AVCB PREÇO, VISTORIA DE PARA-RAIOS, VISTORIA SPDA, MEDIÇÃO ÔHMICA E EMISSÃO DE LAUDO TÉCNICO DE PARA-RAIOS
ABRAMAN Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos ABM Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas ABENDI Associação Brasileira de Ensaio Não Destrutivos e Inspeção IBP Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis ANP Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis Ministério do Trabalho e Emprego - MTE CREA SP Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo
São Paulo SP Bauru SP Campinas SP Guarulhos SP Jundiaí SP Piracicaba SP Ribeirão Preto SP Santo André SP São Bernardo do Campo SP São José dos Campos SP Sorocaba SP Belo Horizonte MG Curitiba PR Rio de Janeiro RJ Manaus AM
Unidade Interior - Americana
(19) 3199.0681
contato.am@soluind.com.br
Unidade Capital - São Paulo
(11) 3090.0806
contato.sp@soluind.com.br
© SOLUIND - Todos os direitos reservados www.soluind.com.br | gerenciado pela pratza